A expansão do metrô de Belo Horizonte, aguardada há anos por muitos belo-horizontinos, está prestes a se tornar realidade. Em entrevista concedida à rádio Itatiaia, o CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, anunciou que as obras da Linha 2, que ligará a estação Nova Suíça à região do Barreiro, começarão em abril de 2024, com previsão de conclusão e início da operação em outubro de 2027.
Os preparativos para a construção já estão em andamento, com o cadastramento das famílias que serão desapropriadas nos próximos meses. “A partir de abril do ano que vem começamos a fazer pontes e viadutos e terraplanagens na linha 2. O metrô vai até o Barreiro e os trabalhos já estão começando agora”, afirmou Martins.
Guilherme Martins, que é engenheiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou que os recursos para a obra já estão garantidos em uma conta da concessionária. Esses recursos serão liberados conforme as obras forem sendo concluídas e vistoriadas pelo governo e por uma terceira empresa responsável pela checagem da qualidade das obras.
Um dos primeiros passos do projeto é o cadastramento das famílias e dos imóveis que serão removidos. Algumas dessas famílias ocupam a faixa de domínio do transporte ferroviário. “Nossa intenção é que essas famílias sejam devidamente tratadas, que seja negociada a remoção, que sejam indenizadas e que a desapropriação ocorra até janeiro do ano que vem”, explicou Martins.
Além da expansão, o CEO da Metrô BH também mencionou algumas melhorias no serviço atual. Uma delas é a implementação da bilhetagem digital. “Inicialmente, estamos lançando a bilhetagem digital, fazendo o comunicado que a partir de 15 de setembro, todos os usuários poderão usar cartões de crédito, débito e pix para usar o metrô”, disse Martins.
A expansão do metrô de BH é uma das muitas iniciativas que visam melhorar a mobilidade urbana na capital mineira, proporcionando mais opções de transporte público de qualidade para a população.