O Metrô de BH abriu todas as suas estações normalmente nesta sexta-feira, apesar da greve dos metroviários que continua por tempo indeterminado. Os usuários do metrô ainda estão enfrentando viagens com intervalos maiores do que o normal, o que tem gerado bastante desconforto e atrasos.
De acordo com a Metrô BH, subsidiária do Grupo Comporte, responsável pela operação do metrô em Belo Horizonte, todas as estações estão abertas e funcionando normalmente, mesmo com a greve dos trabalhadores.
Greve dos metroviários continua
Ontem, os grevistas realizaram uma assembleia e decidiram manter a greve. Os metroviários reivindicam a estabilidade dos cerca de 1,6 mil empregos a partir da privatização do Metrô BH, que ocorreu em dezembro de 2022.
O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) informou que a privatização da empresa pode causar demissões em massa e precarização do serviço prestado aos usuários. Por isso, eles exigem a manutenção da estabilidade dos empregos ou a transferência para outros órgãos.
Reunião com o Ministro do Trabalho em Brasília
Na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, haverá uma reunião em Brasília entre os representantes dos metroviários e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. O objetivo é tentar buscar uma solução para o impasse e encontrar uma forma de acabar com a greve.
A Justiça liberou mais uma liminar mantendo a multa e bloqueio das contas do Sindicato, o que tem gerado ainda mais pressão sobre os metroviários. O Sindimetro-MG alega que a medida é uma forma de intimidação e retaliação contra os trabalhadores que estão lutando pelos seus direitos.