As estações do Metrô de BH fecharão mais cedo nesta quarta-feira (29) devido à greve dos metroviários. A concessionária Metrô BH anunciou que todas as estações do modal de transporte vão fechar às 20h30, quase três horas antes do horário habitual.
Essa é a segunda vez que as estações do metrô de BH têm seu horário reduzido em meio à greve dos metroviários, que cobram estabilidade dos cerca de 1,6 mil empregos a partir da privatização do metrô BH.
Apesar de terem prometido uma paralisação total das atividades, parte dos metroviários mantiveram o funcionamento do metrô nesta terça-feira (28), mas com intervalos maiores. A medida excepcional da concessionária Metrô BH foi adotada sem justificativa.
O edital de concessão do serviço à iniciativa privada previa garantia de 12 meses dos postos de trabalho, mas os metroviários reclamam da falta de estabilidade após a privatização do metrô BH, que passou a ser administrado pelo Grupo Comporte. O assunto tem sido tema de debates mediados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) junto ao governo federal.
A privatização do metrô de BH ocorreu em dezembro de 2022, em edital vencido pelo Grupo Comporte. Desde então, os metroviários têm cobrado a manutenção da estabilidade no emprego.
Com o horário reduzido do metrô, muitos passageiros podem enfrentar dificuldades para se deslocar para casa após o trabalho. A população aguarda por esclarecimentos por parte da concessionária Metrô BH para entender os motivos que levaram ao fechamento antecipado das estações do modal de transporte.